Wednesday, August 3, 2011

Basta corrupção governamental (Parte 2)

Fiquei dias sem escrever pois estava dedicada aos meus estudos (em inglês), mas finalmente aqui está a segunda parte.

Quando penso na corrupção no Brasil, me sinto incomodada, como se tivesse uma pedra no sapato. E digo que posso usar essa analogia para descrever que a corrupção é a pedra no sapato do nosso país, além de prejudicar o desenvolvimento do Brasil contribui para deixar de cumprir direitos básicos dos cidadões.

Acredito que pequenas ações feitas pela maior parte da população é capaz de diminuir ou dificultar esse tipo de ''atividade'', por exemplo, como citei anteriormente, o voto! Mas quero acrescentar outras ferramentas para ajudar a cumprir nosso papel de cidadão (as que eu conheço e faço) e assim requerer os nossos direitos.

Acompanhar as notícias sobre o assunto
Não estou falando de assistir a TV do Senado, estou falando de coisas simples, objetivas e facéis de entender. Isso serve para ajudar a se familiarizar com a política e entender um pouco o que está ocorrendo naquele lugar (planalto) onde são tomadas as decisões do destino do nosso dinheiro (impostos).
É como um inverstidor acompanhando a bolsa de valores, ou simplesmente a gente checando o extrato do banco.
A ferramenta que eu uso é a Radio CBN, ouvindo as colunas do Arnaldo Jabor e da Lúcia Hippolito (http://cbn.globoradio.globo.com/home/HOME.htm)

Redes Sociais
Divulgar ou compartilhar assuntos importantes sobre política no Facebook ou Twitter, isso faz com que as pessoas da sua rede de contatos se lembrem que é importante refletir sobre o assunto. O último vídeo que divulguei está logo abaixo:


Participar de abaixos assinados
Esta é uma forma de protesto que pode funcionar às vezes (depende do caso). Quando você for solicitado à fazer isso procure endender sobre o assunto e participar (se concordar), ou seja, não ignore abaixos assinados.

Estas são as outras formas simples e palpáveis que conheço, se você conhece alguma deixe a sua sugestão.

E deixo aqui minha última frase...Jamais podemos nos conformar com a corrupção no nosso país, pois isso afeta diretamente a nossa vida!

No comments:

Post a Comment